segunda-feira, 19 de maio de 2014

O pecado que Deus não perdoa

A Palavra de Deus nos relata histórias de tantos homens e mulheres que na trajetória de suas vidas cometeram pecados terríveis como homicídios, adultérios, roubos, dentre tantos outros, os quais foram perdoados por Jesus, através da conversão, da confissão e do perdão.

Mas afinal, há algum pecado que Deus não perdoa? 

A Bíblia, porém, fala acerca de um pecado que Deus não perdoa. Jesus nos fala sobre ele nos Evangelhos de Mateus e Marcos. Eis o que Ele disse:

“Por isso vos declaro: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á isso perdoado, mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.” (Mateus 12:31, 32).

“Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados, e as blasfêmias que proferirem. Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno.” (Marcos 3:28, 29)

Podemos ver através destes textos bíblicos que a blasfêmia contra o Espírito Santo é o pecado que nunca será perdoado. Todos nós deveríamos estar interessados em saber que pecado é este, e como pode ser evitado.

Antes de podermos compreender o que é o pecado contra o Espírito Santo devemos saber quem é o Espírito Santo de Deus. A Bíblia nos diz claramente que o Espírito Santo é uma pessoa. À semelhança do Pai e do Filho, Ele tem um nome: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” (Mateus 28:19).

Aqui temos a Trindade identificada e todas as três Pessoas da Trindade tiveram uma parte na obra da Criação. Há muitos textos bíblicos que falam acerca de Cristo como nosso Criador. O Espírito Santo também desempenhou uma parte importante na criação do mundo. No Livro do Genesis 1.1-2 está escrito: “No princípio criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas”.

O Espírito Santo também estava presente no batismo de Jesus. Quando Jesus deixou este mundo, prometeu o Espírito Santo como um dom especial à Igreja Cristã. “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (João 14:26)

Uma das grandes obras do Espírito Santo é reprovar e convencer o mundo do pecado. É aquela voz suave que nos fala, dizendo: “cuidado, não faça isto” ou “faça desta forma”.

O texto Bíblico nos revela em Isaias 30.21: “... os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.” 

A Bíblia deixa claro que o pecado contra o Espírito Santo é “recusa persistente em abandonar o pecado conhecido, e obedecer a Deus”. Assim sendo, o pecado contra o Espírito Santo não é um tipo particular de pecado como praguejar, matar ou adulterar, mas é uma condição pecaminosa à qual a pessoa alcança por recusar-se a atender aos apelos do Espírito de Deus.

Jamais alguém poderá obter a Salvação e o perdão de seus pecados sem o legítimo arrependimento. 

A quem é prometido o Espírito Santo?

O Espírito Santo é dado àqueles que Lhe obedecem. Quando Jesus prometeu a vinda do Consolador, era uma promessa acompanhada desta condicional: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.” (João 14.15-16).

Quantos de nós entristecemos o Espírito Santo de Deus. Quantos aprendem a verdade da Bíblia, mas não a seguem. Quantos resistem ao manifestar do Espírito e o entristece. Quantos duvidam que Ele exista, que habita em nós, que pode falar e fazer por nós. 

A Bíblia indica claramente que o Espírito é uma pessoa, não apenas um poder. Uma prova disto é que a Bíblia nos diz que o Espírito é sensível e tem emoções. Ele não deve ser ofendido: “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” (Efésios 4.30).

Se você é um desses que resiste, blasfema e até duvida da existência do Espírito Santo, saiba que você O está expulsando de sua vida. Aquela vontade que você tinha de fazer o que é certo é reprimida e a chama do fogo celestial é extinta, bem como a inclinação para obedecer a Deus é sufocada. Seu coração fica endurecido e insensível. Paulo fala de pessoas que “perderam a sensibilidade e o sentimento de amor”.

“Obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza dos seus corações, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.” (Efésios 4.18-19)

Cuidado! Se não dermos ouvidos à voz do Espírito Santo, virá o dia em que não mais a ouviremos. Esta é a maneira como podemos cometer o pecado imperdoável. 

Quando a nação israelita insistiu em desconsiderar a advertência de Deus a eles, o Espírito de Deus os abandonou, e a presença divina não mais se manifestava em seu templo. Jesus lhes disse: “Eis que a vossa casa vos ficará deserta.” (Mateus 23.38) Aquele templo ficou ali por 40 anos, mas o Espírito de Deus não estava mais nele. Era apenas uma forma inútil de adoração. Disse Jesus, quando chorou sobre Jerusalém: “... Se conheceras por ti mesmo ainda hoje o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos.” (Lucas 19.42).

Eles tiveram sua oportunidade, mas a rejeitaram. Agora estavam espiritualmente cegos e a verdade estava oculta de seus olhos. Isto pode acontecer com qualquer um que rejeita a verdade que é Jesus. Virá o tempo em que a pessoa que rejeita o Espírito de Deus estará cega. Um dia será tarde demais.

Quantos são conclamados a aceitar Jesus, mas resistem sob a alegação de que precisam de mais tempo; que estão muito ocupados; que têm negócios a resolver; dinheiro para acumular; vida para viver. Respondem, muitas vezes: “quando eu estiver pronto lhe chamarei.”

Sem aceitar Jesus, muitos morrem. Portanto, aceite agora mesmo Jesus, fuja de quem não é amigo de Deus, fuja ainda mais de quem sequer acredita na existência dEle. Você não será luz na vida destas pessoas, mas elas, com certeza, irão contaminar você.

Não protele a sua decisão! Se Deus está chamando você, aceite-O. É perigoso brincar com o Espírito Santo e arriscar para sempre a vida eterna.

Vamos, aceite Jesus agora! Ele é e sempre será a melhor escolha!


Semana de vitórias!

Suêdy Aureliano




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião e/ou experiências pois são muito importantes para nós! Responderemos com maior prazer à todos os comentários deixados! :)

* Para as blogueiras, deixe o link do seu blog que seguiremos de volta!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...