segunda-feira, 26 de maio de 2014

Como se livrar da depressão

Uma estatística apresentada recentemente pela OMS mostrou que, aproximadamente, três mil pessoas se matam por dia, e que nos últimos 50 anos esse número cresceu 60%. Outros dados revelam que não somente pessoas adultas, mas também jovens com idades entre 15 e 30 anos buscam a morte através do suicídio.

Esse quadro alarmante, segundo o Dicionário Internacional de Psicanálise, é definido como um ato sintomático que, na maioria das vezes, é ocasionado por um profundo sentimento de depressão e melancolia.

As pessoas, em geral, são acometidas, em algum momento, por um intenso sentimento de autodepreciação, autodestruição, impotência e desistência diante dos problemas ou obstáculos da vida, fatores próprios da condição humana. Trata-se na verdade, de uma doença ou uma patologia que afeta não apenas a vítima, mas também as pessoas mais próximas, como parentes, amigos, etc.

Se você é uma das pessoas afetadas por essa patologia, que luta contra a depressão, existe uma boa e uma má notícia. A má notícia é que a depressão é comum, todos estão sujeitos a experimentá-la em algum momento por causa das feridas provocadas pela vida, fruto das armadilhas que os próprios seres humanos armaram em torno de si. Agora, a boa notícia é que não estamos sozinhos. Afinal, conforme está escrito no Livro dos Salmos 121.7: “O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma”.

É claro que devemos entender a depressão, fazer o seu diagnóstico, atuar na prevenção, buscar ajuda, tratamento e cura.

No Salmos 73 vemos claramente que mesmo os cristãos convertidos e comprometidos com a Palavra de Deus não estão imunes à depressão. O fato é que somos imperfeitos, limitados e frágeis, na alma, no corpo e no espírito. Sozinhos não vamos a lugar algum, é o Espírito de Deus quem nos sustenta.

Em Mateus 26.38 Jesus confessou: “A minha alma está cheia de tristeza até a morte”. Andar pelo vale sombrio não tem nada a ver com sua espiritualidade, mas com o fator humano que nos envolve. Não há nada de errado com você. O sofrimento retrata a fragilidade do nosso ser, porque somos, ao mesmo tempo, atores e espectadores da nossa própria vida.

A Bíblia nos diz que Deus jamais permitirá que sejamos tentados além do que possamos suportar (1 Coríntios 10.13), portanto medite na Palavra, comece o dia de joelhos, se renda à Deus. A fé não nos vacina contra os problemas, mas nos ajuda a atravessá-los. E a oração sincera move o coração de Deus a nosso favor.

Se lembre que Deus foi capaz de entregar Seu Filho, Jesus, por amor a nós; o que mais Ele não fará por nós?

Os textos bíblicos mostram que sempre que alguém apresentou um quadro de depressão, não houve da parte de Deus nenhuma condenação, mas socorro, graça e restauração. Coloque toda a sua confiança no Senhor, Deus é infinitamente maior do que os seus problemas.

É tempo, pois, de abandonar a tristeza e de substituir as emoções negativas por sentimentos novos, de restauração, sucesso e felicidade. Comece por reconciliar contigo mesmo, se autovalorize, perdoe a si e aos outros, abandone o desejo de autodestruição, de vingança, a inveja e a maldade. Perdoe as tuas falhas, fracassos e medos.

Ache em tudo um motivo para agradecer, pare de murmurar e toque sua vida, olhe para a frente, esqueça o passado. A felicidade é um dom de Deus.

Tudo é possível para Deus! Peça socorro!


Semana de vitória!!

Suêdy Aureliano


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião e/ou experiências pois são muito importantes para nós! Responderemos com maior prazer à todos os comentários deixados! :)

* Para as blogueiras, deixe o link do seu blog que seguiremos de volta!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...