segunda-feira, 8 de julho de 2013

Aprendendo com Jesus - 1º Tema

“Quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barca para um lugar deserto e afastado. Mas, quando as multidões ficaram sabendo disso, saíram das cidades, e o seguiram a pé. Ao sair da barca, Jesus viu grande multidão. Teve compaixão deles e curou os que estavam doentes. Ao entardecer, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: «Este lugar é deserto, e a hora já vai adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar alguma coisa para comer». Mas Jesus lhes disse: «Eles não precisam ir embora. Vocês é que têm que lhes dar de comer». (...)” Mateus 14:13

Jesus se compadecia do sofrimento das pessoas. Mateus nos leva a contemplar a ação do Reino, que se manifesta pelas palavras e ações de Jesus, que se comovia pela situação da multidão que o seguia, fazendo-O parar para curar os que estavam doentes.

Jesus ensinou e ensina com autoridade lições de humildade, amor, mansidão, obediência à Deus, igualdade, respeito e compaixão.

Depois de ter meditado durante horas sobre o ministério de Jesus e dos inúmeros ensinamentos, vamos relatar alguns, dividindo-os por temas. Abriremos esse ciclo com o tema: Jesus ensinou-nos a ter amor e compaixão pelos que sofrem.

Jesus assinalou que amor e compaixão são as principais marcas dos verdadeiros discípulos Dele. Todos que O conhecem, que têm ou tiveram acesso a Sua história foram, de algum modo, marcados pela misericórdia que move o coração de Jesus.

Mas, queridos/as, Jesus não quer agir sozinho, por isso o evangelho nos mostra como Ele ensina e introduz seus discípulos e discípulas (todos nós) em seu movimento de amor e serviço.

Será que como Cristãos temos demonstrado amor e compaixão OU será que estamos preocupados somente com nossa própria vida?

- Como reagimos quando alguém necessitado nos procura? – Damos atenção? – Tentamos ajudar? – Como somos com nossos pais? – E com nossos maridos, namorados, filhos, irmãos?

- Quando alguém enfermo necessita de nossa ajuda, colocamo-nos em seu lugar? -Compartilhamos com essas pessoas o amor de Deus e o Evangelho de Jesus?

- Estamos imitando o nosso Mestre e tendo compaixão dos aflitos OU estamos tão envolvidos com nossos problemas e dilemas que já nem damos conta dos que sofrem ao nosso lado?

Dia a dia, somos bombardeados por notícias de um mundo que grita violência, fome, injustiça, solidão. A informação globalizada nos permite saber tudo o que acontece no mundo num instante. E até podemos nos comover diante de diferentes realidades.

Mas não basta conhecer a realidade e apenas se comover com ela. É necessário agir, entrar nela para provocar alguma mudança! Isso é o que Jesus fazia, faz e quer que seus seguidores façam. Comprometer-se com o sofrimento de seu povo para buscar juntos uma saída, uma solução.

Qual é nossa atitude? Vamos agir ou simplesmente "lavar as mãos" diante da miséria física e espiritual do mundo? – Muitas vezes nos sentimos pequenos demais diante dos problemas que nos são confiados. Parece impossível atuar!

E neste momento surge um grande ensinamento de Jesus, que ao contrário dos seus discípulos, não se assusta com o pouco que tinha disponível. Do pequeno faz nascer o grande e o milagre da solidariedade. E a igualdade acontece quando cada um oferece o que é e tem ao serviço dos outros, não guarda para si, mas o coloca à disposição do outro.

É LINDO!!!!!


Desejo a todos uma ótima semana,
Que Deus vos abençoe!

Suêdy Aureliano



4 comentários:

  1. Jesus sempre será o maior modelo para qualquer um; o mais interessante que todos esses ensinamentos eram passados em coisas corriqueiras da vida social dele. Boa palavra irmã, Deus abençoe.
    Eu vi o link na UBE, li e agora estou te seguindo. Quando puder visite e siga o meu também, caso quiser parceria estou à disposição.

    Paz em Cristo !
    http://www.ezequiel-domingues.blogspot.com.br/

    Ezequiel Domingues dos Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh meu irmão, obrigada pela visita! Realmente Jesus era e é tão claro em seus ensinamentos e exemplos, nós que muitas vezes fechamos nossos olhos para a aprendizagem... Glória a Deus que temos o Espírito Santo que nos revela e nos mostra, e também toca pessoas para falar para nós a vontade Dele!
      Fique com o Senhor!

      Excluir
  2. Perdão, eu já estava te seguindo, caso quiser parceria em banner quer dizer...:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também já estava te seguindo! ;) Como seria esta parceria? me envia um email: cheiasdegraca.anajana@gmail.com

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião e/ou experiências pois são muito importantes para nós! Responderemos com maior prazer à todos os comentários deixados! :)

* Para as blogueiras, deixe o link do seu blog que seguiremos de volta!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...