segunda-feira, 17 de junho de 2013

FESTA JUNINA: Podemos ou não participar?

Paulo diz aos coríntios (1 Co 6.12): “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”.

Esta é uma pergunta comum feita aos crentes e, estes, a si mesmos no mês de junho.

Este é um assunto polêmico que sempre vem à tona e que provoca um certo incômodo, principalmente nos mais tradicionalistas, aqueles criados no interior, acostumados à esta cultura, dividindo muitas vezes opiniões.

Afinal, crente pode ou não participar ou fazer Festas Juninas?

A festa é regada a muita comida: milho verde, canjica, pé-de-moleque, pipoca, tudo uma delícia... Mas não é só isso, tem também música, quadrilhas, fogueira e fogos e várias outras manifestações populares. 

Sem sombra de dúvida é uma grande manifestação cultural, que traz em seu bojo forte raiz cultural e folclórica. Mas também celebram vários “santos”, como Antônio, João e Pedro. Todos os anos, várias promessas são feitas à eles, sem em momento algum mencionar o  nome do Criador ou do Filho. Acrescentam, ainda, álcool e outras drogas, além de músicas com níveis bastante duvidosos.

O mais importante não é, aqui, refletirmos como essa festa surgiu ou como chegou em nosso país, se faz parte da nossa cultura e se traz diversão e entretenimento ao povo. O fundamental é refletirmos se esta prática está ou não fundamentada na Palavra de DEUS.

Atualmente, não somente as escolas, mas até mesmo as igrejas evangélicas têm realizado eventos juninos, numa forma de resguardar a tradição, o folclore e a cultura local. O tema vem sendo discutido, e as opiniões se dividem. Entre os Cristãos que comungam da mesma crença, há um ponto comum: não aceitam a idolatria existente no bojo desta celebração. 

A adoração aos “santos” é prática condenável porque se opõe radicalmente aos ensinamentos da Palavra escrita na Bíblia (Êxodo 20.3-4, Isaías 44 e 45). 

A tradição, a cultura e as festas folclóricas, possuem um aspecto cultural que deve ser preservado. Contudo, temos de ter cautela, para não escandalizarmos ninguém, conforme nos ensina o apóstolo Paulo (1 Coríntios 8:13). Devemos ter discernimento para sabermos o que fazer. Deus foi muito claro quando disse: “Nunca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso.” (Êxodo 34.14)

Portanto, se quer participar de uma festa junina, escolha participar de um "Sem João"!


Desejo a todos uma ótima semana!

Que Deus vos abençoe!

Suêdy Aureliano


2 comentários:

  1. Lindonas! Não conhecia o blog, conhecendo e seguindo !curti td aqui!
    Tds no clima de SJ!! adoro!
    Bjs e ótima semana!
    http://thaiscavalcantemodaebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, obrigada pela visita e obrigada pelo elogio, ficamos muito felizes que tenha gostado. Seja sempre bem-vinda aqui viu?! ;)

      beijos

      Excluir

Deixe seu comentário, sua opinião e/ou experiências pois são muito importantes para nós! Responderemos com maior prazer à todos os comentários deixados! :)

* Para as blogueiras, deixe o link do seu blog que seguiremos de volta!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...